sábado, 12 de setembro de 202611:07:56
Chuva 100%
TV Alagoas
EconomiaÚltimo dia do Prefis 2026: Sefaz atende até 18h com descontos de até 100%GeralAlurb revitaliza pontos de descarte irregular no Jacintinho e Cidade UniversitáriaGeralMaceió discute ações para atender população em situação de ruaGeralLimpeza de galeria de águas pluviais é realizada na Ponta GrossaGeralMP investiga ex-prefeito de Estrela de AlagoasPolíticaFleming cobra saída de secretários estadual e municipal após debate entre candidatos ao Governo de AlagoasGeralDefensoria Pública aciona Comissão Interamericana de Direitos Humanos em favor de jornalista idosaPolíticaMaioria dos deputados tenta reeleição, mas cresce busca por outros cargos em 2026GeralSemdes promove formação para melhorar atendimento à população em MaceióPolíticaSTF retoma julgamento da Ficha Limpa com voto de Gilmar MendesCulturaRádio Nacional celebra 90 anos com programação especial neste sábadoPolíticaRonaldo Caiado é diagnosticado com pneumonia em hospital de SP

Coronavírus: dados apontam que covid-19 já mata mais por dia que a tuberculose, doença infecciosa mais letal do mundo

Redação03 de abril de 2020

Na quarta-feira, 1º de abril, foram mais de 4,6 mil mortos, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), compilados [...]

Na quarta-feira, 1º de abril, foram mais de 4,6 mil mortos, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), compilados pela plataforma The World On Data, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Nesta quinta-feira, 2 de abril, esse número já havia ultrapassado a marca de 5 mil mortos por dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose matou cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo, ou 4,1 mil por dia, em 2018, os últimos dados disponíveis.

É preciso ressalvar, no entanto, que a covid-19 é uma doença nova e cuja real letalidade só será conhecida ao fim da pandemia.

Publicidade
Cesmac

Atualmente, de acordo com a OMS, a tuberculose é a doença infecciosa mais letal do mundo.

Germes no ar

Todos os anos, aproximadamente 10 milhões de pessoas são infectadas pela doença, causada pela bactériaMycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões.

Segundo a OMS, a tuberculose é "curável e evitável". Apesar disso, doença é uma das dez que mais matam no mundo e a mais letal quando se trata de um "agente infeccioso único".

Um coquetel de antibióticos é a medicação mais usada para tratar a enfermidade.

Publicidade
Cesmac

"A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através do ar. Quando as pessoas com tuberculose pulmonar tossem, espirram ou cospem, elas lançam os germes da tuberculose no ar. Uma pessoa precisa inalar apenas alguns desses germes para se infectar", diz a OMS.

"Cerca de um quarto da população do mundo tem tuberculose latente, ou seja, essas pessoas foram infectadas pela bactéria, mas ainda não estão doentes e não podem transmiti-la", acrescenta.

No entanto, alerta a OMS, "quando uma pessoa desenvolve a tuberculose, os sintomas (tais como tosse, febre, suores noturnos ou perda de peso) podem ser leves e durar muitos meses. Isso pode levar a atrasos em buscar ajuda médica e resultar na transmissão da bactéria para outros".

A tuberculose normalmente afeta adultos em idade ativa. No entanto, todas as faixas etárias podem contrair a doença. Mais de 95% dos casos e mortes estão em países em desenvolvimento.

Em 2018, os 30 países do mundo com a maior incidência da doença foram responsáveis por 87% dos casos. Oito países respondem por dois terços desse total: Índia, China, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Nigéria, Bangladesh e África do Sul.

Para ler a matéria completa no site da BBC News Brasil, clique aqui.

Fonte: Banda B

Tags:
TuberculoseCorona vírusNumerosMaioresSaúdeMortesmundoSuperou

Continue Lendo