Agricultura confirma mais 1 caso de gripe aviária em ave silvestre no País
Brasília, 22 – O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil.
Brasília, 22 – O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil. O novo caso foi detectado em ave da espécie trinta-réis-boreal em Guarapari (ES).
No total, há 160 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 156 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos) e 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 163 ao todo.
De acordo com a pasta, há outras três investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).




